Turismo

Uma porcentagem importante do PIB da Grécia que vem do turismo. Em 2004, a Grécia recebeu 16,5 milhões de turistas. De acordo com uma pesquisa conduzida na República Popular da China, em 2005, a Grécia foi eleita como o destino turístico número um do povo chinês e 6.088.287 turistas visitaram apenas a cidade de Atenas, a capital do país. Em novembro de 2006, a Áustria, como a China, anunciou que a Grécia era o destino preferido de seus habitantes.


Em 2004, o país recebeu mais de 16,5 milhões de turistas.


A ilha de Rodes é um dos lugares mais visitados no mar Mediterrâneo. De acordo com uma pesquisa realizada na China em 2005, a Grécia foi votada como a escolha número um do povo chinês para destino turístico. Além disso, a Grécia tem tentado ativamente obter uma grande parcela anual de turistas chineses, com destaque para a grande presença de informativos turisticos gregos na Beijing International Tourism Expo, em 2006. A Grécia teve a maior participação de um país na Beijing Tourism Expo com um espaço total de exposição de mais de 1.152 m², mais do que o de qualquer outra nação. Em novembro de 2006, a Áustria, como a China, anunciou que a Grécia era o destino favorito para o turismo, o que trouxe esperanças otimistas para o futuro. De acordo com estas observações, o Ministro do Turismo da Grécia Aris Spiliotopoulos anunciou a abertura de um escritório da GNTO em Xangai até 2010. A fim de promover o fluxo de turistas chineses à Grécia, a Air China tem agora estabelecido voos diretos provenientes da China à Grécia.


Embora a Grécia tenha sido sempre um destino turístico popular, tem sido muitas vezes criticada por ficar atrás de outras nações da Europa Ocidental, em termos de infraestrutura turística. No entanto, esta foi muito melhorada desde os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.


Segundo a Câmara Helénica de Hotéis e o Serviço Nacional de Estatística da Grécia, os hotéis e leitos no país estavam assim distribuídos, no ano de 2006: atenas(50 hoteis)

A Grécia tem 51 marinas e 14.661 pontos de amarração que oferecem serviços como beliches, combustível, água e eletricidade, telefonia, e reparo das embarcaçoes. Algumas das mais desenvolvidas e movimentadas marinas na Grécia estão a poucos quilómetros do centro de Atenas. As marinas de Alimos e Flisvos, na costa sul de Atenas, têm uma capacidade agregada de mais de 1.800 navios.